Pular para o conteúdo principal

A política no Brasil e a Tragédia dos Comuns

Na literatura econômica, tragédias dos comuns se refere a ineficiência alocativa de um bem público, que passa a ser utilizado por todos e exaurido, dado que o custo é comum mas o benefício é privado. No que se refere à política, o inverso ocorre, e a decorrência é a mesma. Pois, o benefício é de todos mas o custo é privado. Logo, ao invés de exaurir o bem comum, no caso da política há o seu esvaziamento.

As manifestações que ocorreram em 2013, a despeito da sua enorme adesão por parte de grupos jovens e ligados a movimentos de extrema esquerda e, também, estudantes, tiveram uma motivação de puro descontentamento com a situação atual, porém sem um alvo específico. Havia na época, então, um vácuo ideológico, rapidamente ocupado por uma esquerda descontente, mas que ainda estava ludibriada com as promessas do Governo do PT, as quais só não eram cumpridas, por conta de uma aproximação do atual Governo com o Capital.

Logo vieram as eleições, e muitos acreditaram nas promessas e na propaganda que violentou as esperanças de muitos brasileiros, ainda crédulos de algum resquício de boa fé, e boa intenção por parte dos integrantes do Governo. Pensaram a maioria dos brasileiros, pelo menos 50% mais 1, que tudo era obra de má interpretação por parte da imprensa, e movimentação de bastidores para abalar as estruturas de uma máquina política pronta para ajudar o pobre a qualquer custo.

Contudo, na medida que a eleição passou, o véu caiu. Foi algo surreal observar a mudança no discurso dos então membros eleitos do Governo, que de bonança, fartura, e de boa gestão, traduzidos em inflação sob controle, desemprego baixo, crescimento sustentável e situação fiscal controlada, se tornou uma situação difícil e que é devida à então "marolinha" da crise econômica internacional de 2008. 

Essa cara de pau, lembra em muito uma passagem do livro 1984, onde Orwell narra um personagem que discursa sobre a guerra da Oceania  com a Eurásia, e que no mesmo discurso muda o alvo da guerra para a Lestásia, e mesmo assim, consegue transmitir a mesma credulidade e incutir o mesmo ódio e repulsa aos seus interlocutores, fazendo com que eles acreditassem o tempo todo que de fato a guerra sempre foi com a Lestásia. Uma amostra do chamado "negribranco", que era a capacidade de acreditar que o negro é branco, caso seja a favor do Partido, e mais, de negar que nunca foi branco e, mais profundamente, de esquecer que um dia o branco foi branco.

O esvaziamento político por parte da população, então, não é algo sem explicação. Parte sobre tudo da ineficácia das ações que são descoordenadas com os interesses dos partidos. Sendo assim, pouco foi mudado no pensamento político e no seu modos operandis, mesmo com as violentas manifestações de 2013. Afinal de contas, o número de políticos reeleitos em todas as instâncias foi  relativamente alto.

A situação é simples, votar direito dá trabalho, logo gera custo. Um eleitor consciente de seu papel e da sua importância, que pesquisa, e consegue ir além da propaganda política (que na minha opinião deveria acabar) pode ser obliterado por uma legião de eleitores que votam de acordo com o ruído gerado pelas propagandas violentas dos candidatos de situação. Uma vez que estes dominam a máquina pública, e fazem com que o erário público seja destinado para a manutenção dos seus grupos de interesse e suporte político. Portanto, como o custo de um voto consciente é individual, mas o benefício é coletivo, o esforço se torna inócuo, o que ajuda os maus políticos a se perpetuarem no poder.

Além disso, provoca um esvaziamento político desembocando em uma situação de extremo descontentamento e sensação de impotência. O que pode se tornar perigoso para o país e para a democracia. Pois, nesse vácuo de representação, as figuras dos salvadores da pátria surgem, e passam a se tornar importantes articuladores políticos. Alguém que consiga manipular essa massa descontente, pode curvar a democracia para seus interesses, abrindo ainda mais as portas do país para um governo ditatorial e tirano. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como combater a inflação inercial (indexação)

O indexação é uma forma de proteger sua reserva de valor. Um jeito de poder manter constante o rendimento de uma operação. Principalmente quando esta envolve troca de valores futuros, que, por conta da inflação, correm o risco de se deteriorarem rapidamente, conforme os meses e os anos passarem. A compra de bens de consumo duráveis e imóveis envolve, entre outras coisas, acordos de antecipação de receita para o lado do comprador, e postergação para o lado do vendedor. Para se protegerem da desvalorização da moeda (inflação) os agentes do lado da venda necessitam de instrumentos que lhe permitam atualizar o valor monetário dos fluxos de caixa futuros. Com isso a indexação se faz extremamente útil, pois sem ela, ninguém iria querer vender à prestação. Porém, uma compra indexada gera, também, incertezas para o lado do comprador, uma vez que, ele não tem condições de, a priori, conhecer qual será a taxa que irá vigorar para a correção de suas prestações. Gerando com isso um desco

A regra do 69

Uma pergunta simples ronda os mais curiosos sobre investimentos: quanto tempo demorará para que eu dobre meu capital investido. Ou seja, se eu coloco 100 reais hoje, ou um múltiplo, quanto tempo terei que esperar para meu capital dobrar? Alguns textos mostram de forma rápida a chamada regra do 72, que significa simplesmente que o tempo será T=72/taxa, ou seja, suponha que a sua taxa de juros real hoje seja de 14.15% ao ano (selic), por essa regra, o tempo que você irá demorar para dobrar seu capital é de 72/14.15, que é igual a 4,96 anos. Mas como chega-se a esse resultado? A conta é simples, e está indicada abaixo. Porém a regra não é do 72, é do 69... Portanto, tem-se uma regra bastante prática para calcular um valor bastante intuitivo. O quanto eu preciso esperar para que meu capital dobre, a uma dada taxa de juros. Felizmente, no Brasil vivemos um regime de taxa de juros elevada, porém, geralmente a conta é contrária: "quanto tempo devo esperar para que a

Inflação bate recorde. Eu avisei PO$$A!!

O desemprego avança, saltando 0.1 p.p nesse primeiro trimestre, e a inflação ACELERA ASSUSTADORAMENTE. Uma alta de 11.3 no acumulado dos últimos 12 meses, a maior inflação acumulada desde 2002. Vivemos tempos sombrios. Meus comentários para reforçar apenas uma única forma de ler o atual momento econômico. Quem aprova o atual mandrião e suas políticas ou está lucrando (como o pastor Gilmar) ou é maluco ou ambos!

Marcadores